Luanda Ilda é psicoterapeuta, empresária e educadora física (Cref 2577). Há 15 anos, desenvolve um trabalho de prevenção e qualidade de vida em empresas e espaços terapêuticos. Propaga a ideia que prevenir é o melhor remédio e tem um projeto que se chama Saúde é o que HÁ! Dá aulas de Yoga e Yoguilates e realiza atendimentos com Shiatsu, Massagem Ayurvédica, Reflexologia, Core Energetics, Florais da Amazônia, técnicas de meditação e Thetha Healing. Em parceria com Instituto Atmo Danai, promove cursos de Massoterapia. No caminho do autoconhecimento, participou de retiros e vivências no Japão, África e India
Em entrevista ao IAD, Luanda compartilha conosco um pouquinho da história e dos benefícios do Shiatsu e da milenar medicina oriental.
IAD: O que é e qual a origem do Shiatsu?
Shiatsu é uma técnica de massagem milenar de origem oriental. É uma massagem japonesa, que consiste em pressionar pontos vitais que desencadeiam liberação de energia, onde é distribuída ao longo de canais sutis conhecidos como meridianos, esses canais estão ligados aos órgãos.
IAD: Seguindo os fundamentos da medicina oriental que rege o Shiatsu, o que é a saúde?
Saúde é um equilíbrio entre todas as área da vida: harmonia entre o trabalhar e descansar, fazer atividade física que estimule o fortalecimento, flexibilidade e energia para um ótimo funcionamento de todo o corpo físico, mental e emocional. Isso proporciona saúde. Sintetizando, saúde é um equilíbrio e bem estar do corpo físico, mental e emocional.
IAD: E o que é a cura?
Cura é um acontecimento que acontece concomitante nos três âmbitos do Ser. No âmbito físico, precisam acontecer mudanças e transformações na alimentação e no cuidado com o corpo com atividades físicas. No âmbito mental, praticar silêncio, para acalmar os turbilhões da mente e ter domínio sobre os pensamentos, pois a saúde começa no pensamento.
Já no âmbito emocional, algumas emoções como medo, raiva e tristeza também adoecem. Fazer atividades com passear no parque, estar em contato com a natureza, aprender a cantar, pintar, ver um filme de comédia e ter bons amigos podem ajudar a nutrir o âmbito emocional, trazendo alegria e contentamento.
A cura se dá quando a pessoa quer… e se responsabiliza em tomar atitudes que vão levar a ter esse resultado.
IAD: Como é o diagnóstico e quais as principais indicações para a aplicação do Shiatsu?
O diagnóstico é feito geralmente nos pontos de tensão e dor. Estes pontos nos dão a dica de qual órgão está debilitado, por falta ou excesso de algo. Eu observo a língua, o pulso e a postura da pessoa. Tudo isso oferece algumas dicas do que está em desequilíbrio.
IAD: Essa técnica trabalha com pontos, meridianos e energia vital em todo o corpo. Como funciona esse fluxo sutil e de que forma o Shiatsu contribui para o equilíbrio desse fluxo?
A medicina oriental entende que energia parada gera doenças. Sentimentos e emoções negativas se tornam toxinas, bloqueando o livre fluir da energia vital, desencadeando doenças e dores no corpo físico, mental e emocional. Ao pressionar pontos da técnica do Shiatsu, são liberados os canais conhecidos como meridianos, por onde corre a energia vital, sendo distribuída por todo o corpo promovendo uma revitalização de todos os sistemas e um profundo bem-estar e saúde.
IAD: Além do toque, o Shiatsu trabalha com outros elementos como respiração e meditação? De que forma?
É orientado que a pessoa que está recebendo a massagem respire durante a massagem, pois isso ajuda muito a liberar as tensões, principalmente nos pontos de dor. Quanto mais ela respira, no momento de exalação é liberada grande quantidade de tensões. Eu falo da importância de aprender a silenciar a mente, uma mente turbulenta gera ansiedade e muitas tensões, ensino o cliente a meditar e faço ele entender a importância da meditação na melhora do quadro dele de dor, como um remédio homeopático.
IAD: Qual a preparação profissional e de conduta de vida para um terapeuta que trabalha com essa técnica?
O terapeuta assume o compromisso primeiro de se cuidar para, depois, cuidar e orientar uma pessoa a transformar hábitos que estão proporcionando todas as sua dores. A qualidade da saúde e a energia do terapeuta vão refletir diretamente na qualidade da massagem do paciente.
O Shiatsu é uma proposta de saúde e qualidade de vida. Prevenir é a atitude mais sábia que todos devemos ter!