Regina Tavares é psicóloga clínica e organizacional e Master Coach, formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com especialização em Hipnose Ericksoniana. Palestrante, facilitadora de grupos de crescimento pessoal, concluindo duas pós-graduações em ‘Psicologia Positiva’ e em ‘Gestão de Pessoas com o Coaching’. Practitioner em Programação Neurolinguística, formada pelo instituto Você, e terapeuta especializada no processo de cura do Ho’oponopono, com 9 anos de prática nesta especialidade e extenso registro de fantásticos resultados de clientes. Atendendo pessoas com este processo de cura de padrões mentais tanto no Brasil quanto no exterior, e realizando palestras e seminários de Ho’oponopono em várias cidades do Brasil.
Na entrevista abaixo, Regina Tavares conversa com o IAD sobre as incríveis e possíveis curas através do Ho’oponopono.
IAD: O que você entende como saúde?
O ser humano em todas as suas dimensões: física, emocional e espiritual, funcionando de forma harmoniosa e equilibrada. Saúde integral.
IAD: O que você entende como cura?
Assim como Carl Gustav Jung, penso na cura como ‘religare’. Toda cura é autocura. Terapeutas, médicos, psicólogos e outros profissionais da área são apenas ‘facilitadores’ para que outro ser SE cure. Curar-se significa ‘retornar’ à essência divina, reconectar-se. A partir desse ‘religare’, a cura se dá, em qualquer nível.
IAD: O que é e qual a história do Ho’oponopono?
Ho’oponopoo é um processo de cura de padrões mentais tóxicos. Através da limpeza mental que pode ser feita com o Ho’oponopono, se pode acessar o ‘zero’, o estado meditativo silencioso onde nos encontramos com a divindade interior. O processo era utilizado pelas tribos antigas no Havaí. Até que a kahuna (sábia, guardiã do segredo) Morrnah Nalamaku Simeona o “reescreveu” criando o Ho’oponopono da Identidade Própria, como é atualmente conhecido. O Ho’oponopono que conecta o ser humano ao divino dentro.
IAD: Quais as técnicas de cura usadas no Ho’oponopono?
A técnica é baseada na limpeza dos padrões mentais repetitivos que trazem limitações às pessoas, em formas de solidão, tristeza, escassez, abandono, dores de todas as ordens, e até doenças físicas. O pressuposto básico é o de que tudo está na mente primeiro. Quando se limpa a mente os resultados mudam. Há várias ferramentas de limpeza, como a Respiração HÁ, Jujubas, Pipoca, Água Solar Azul, palavras como ‘Deleta’, etc. Mas a mais conhecida e, na minha opinião, uma das mais eficazes ferramentas, é a repetição do que as pessoas chamam de ‘As 4 Frases Mágicas’: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato/a.”
IAD: Quais os resultados que sentimos, em diferentes áreas da vida, ao praticar essa técnica?
O resultado é um só… a Paz interior. Com a Paz, outros resultados surgem. A principal consequência natural de vivenciar esta paz é passar a ouvir a voz interna. No Ho’oponopono chamamos de Insights Divinos. São ‘respostas’ da divindade para nossas questões cotidianas. Soluções fora do intelecto. Se seguimos essas orientações internas, todas as áreas de vida começam a fluir de forma equilibrada e natural. Todas as áreas de vida passam a funcionar harmoniosamente.
IAD: O Ho’oponopono atua no nível da inteligência espiritual. O que é essa inteligência e como ela permeia as nossas vidas?
O Ho’oponopono atua no nível mais profundo do nosso ser, a mente consciente faz o pedido de limpeza à mente supraconsciente que, por sua vez, corrige o pedido e o envia ao Divino Criador. Em seguida, uma energia de puro amor é jorrada e “desce” pela mente consciente e vai até a mente inconsciente onde se encontram as memórias (nosso Unihipili, a criança interior). As memórias, então, vêm à tona para serem purificadas e limpas. A paz é a consequência natural de todo esse processo. Quando não há mais memórias, a paz reina.
IAD: Qual a importância de sentimentos como Gratidão e Alegria no processo de limpeza das memórias cármicas?
Importância FUNDAMENTAL. Sem Gratidão não há Alegria e sem ambos, o Divino não consegue se manifestar em nossas vidas. Ainda que várias coisas possam estar trazendo desafios para a pessoa, ela precisa encontrar coisas para agradecer em sua vida. E todos nós sabemos que, por mais difícil que seja algumas situações, sempre poderia “ser pior…”, portanto, sempre há o que agradecer. Quando a pessoa começa agradecendo as pequenas coisas, mais coisas vão surgindo e a energia dela vai se modificando e a Alegria vai tomando conta da pessoa. E aqui estamos falando de uma alegria serena muitas vezes, sem alarde… Quanto mais praticamos o processo de limpeza e buscamos realmente viver em Gratidão e Alegria, mais nosso carma vai sendo purificado e mais a nossa vida vai melhorando em todos os aspectos.
IAD: Na visão do Ho’oponopono, o que é o Amor?
Para o Ho’oponopono, o Amor é o próprio Deus, o próprio Criador. E é justamente o Amor, essa maravilhosa energia em constante doação, que transmuta as memórias em Luz pura. Mas tem que pedir por isso porque o universo respeita nosso livre arbítrio. Chamamos de Petição ao Divino Criador.
Petição ao Divino Criador
Divino Criador, pai, mãe, filho em um. Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão… Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz. Assim está feito.
Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.
Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.
Sinto muito. Me perdoe. Te amo Sou grato.
SEMINÁRIO DE HO’OPONOPONO NO SÍTIO VALE DAS FLORES
Nos meses de abril e maio, Regina Tavares promove no Sítio Vale das Flores o Seminário de Ho’oponopono – Nível Básico e Avançado. O nível básico será nos dias 28, 29 e 30 de abril. O avançado, nos dias 01 e 02 de maio. CLIQUE AQUI e saiba como participar.